Como vai ser o destino da sua empresa amanhã?
Por Odare Abisam
Como tudo tem virado verbo, é hora de dizer: DEZEMBROU! E todo mundo agora fica se perguntando: o que será de 2023?
Para responder essa questão você pode consultar os astros, as cartas, uma bola de cristal ou ler inúmeras previsões de especialistas em economia, negócios, investimentos.
Seja qual for o caminho escolhido, sempre restará uma dose de incerteza. Afinal, não dá para prever o futuro – podemos detectar tendências, sim. Mas o que temos de certo é aquilo que temos hoje.
Então, quando as pessoas me perguntam como estou me preparando para 2023, eu respondo: todo dia eu me preparo para o dia seguinte. E é assim que vou continuar fazendo. 2023 é mais um amanhã como todos os outros
Pensando assim, o que vou continuar fazendo para que o amanhã traga bons resultados para nós aqui na enContact (e, se você achar uma boa ideia, faça isso na sua empresa também) é mobilizar todos os setores da empresa para garantir que nosso cliente esteja no centro de tudo e que nosso atendimento seja de excelência.
Esses são hoje e serão nossos compromissos para o ano que vem. Confira!
1. Monitorar com rigor os números da empresa. Não só os de faturamento (eles são importantes, porém são consequência dos outros), mas todos: desempenho das equipes, tempo de resposta, feedbacks de clientes, planejado x realizado etc. Tendo esses dados em mãos é possível gerir com eficiência a empresa, detectar problemas e corrigir o que está ruim de imediato.
Considero isso tão importante que na nossa ferramenta enContact de gestão de atendimento ao cliente via e-mail e WhatsApp, nós oferecemos uma série de métricas para que nossos clientes possam acompanhar como está o atendimento da sua empresa em tempo real e por período.
2. Planejar, planejar, planejar. Saber para onde ir no curto, médio e longo prazos e definir estratégias para chegar lá são indispensáveis. Tendo a consciência de que nada é imutável e planos não devem estar escritos em pedra, apostar num bom jogo de cintura para mudar os rumos de acordo com os ventos é fundamental.
Na enContact realizamos reuniões mensais onde cada equipe apresenta seus resultados, desafios, melhorias e próximas ações. De maneira bem focada e transparente, incentivamos a colaboração de todos para que possamos atender nossos clientes cada vez melhor e conquistar novos.
3. Buscar com insistência a inovação. Se manter antenado com as novidades, atualizado com o mercado e usar todas essas informações para criar soluções inéditas. Não é necessário ir muito longe para isso. Praticar a escuta ativa dos clientes, além de eficiente e barato, traz insights incríveis para o aprimoramento de produtos e processos, desenvolvimento de novas ferramentas e muito mais.
Aqui na enContact, por exemplo, criamos o enContact Talk para ouvir nossos clientes. Em encontros periódicos tiramos dúvidas, analisamos a experiência dos usuários, damos retornos de solicitações, coletamos sugestões e entendemos mais profundamente o contexto atual. É enriquecedor!
4. Valorizar o capital humano que compõe a empresa. Proporcionar reconhecimento financeiro, ambiente de trabalho saudável, qualificação e treinamento. Fornecer recursos adequados para o desempenho das atribuições. Definir metas claras e executáveis. Ter empatia com quem está na linha de frente.
E, aqui também, reforço a importância da escuta ativa, desta vez dos colaboradores. Essa é uma prática que levamos muito a sério na enContact.
5. Usar o melhor da automação combinado com muito calor humano. A tecnologia torna os processos mais rápidos e eficientes, então é necessário investir nela. Porém, cuidado. Ela não pode ser uma parede intransponível entre você e seu cliente. Não confunda eficiência com impessoalidade. Clientes não se tornam fiéis nem a CNPJs nem a robôs. Não perca nenhuma oportunidade de demonstrar ao seu cliente o quanto ele é importante pra você.
Algumas pessoas podem dizer: “legal Odare, mas que novidade há nisso tudo?”
É, talvez não haja muita novidade, mesmo. Mas daí eu pergunto: você tem certeza que está fazendo esse “arroz com feijão” bem temperadinho na sua empresa? Estudos mostram que o maior índice de insatisfação dos clientes deve-se ao fato de que o ÓBVIO não foi bem-feito.
Para 2023, pense nisso hoje e já coloque em ação amanhã.
Até o próximo!
Odare Abisam é Engenheiro da Computação, Empresário, Cofundador e Diretor Comercial da enContact.
odare@encontact.com.br
Quer descobrir como nossos recursos de e-mail e WhatsApp podem te ajudar a levar seu relacionamento com o cliente para muito além do trivial? Clique aqui e agende uma demonstração com um de nossos especialistas.