Benefícios de implementar um suporte ao cliente eficiente e amigável
Por Odare Abisam
Para começar falando sobre suporte ao cliente, é importante relembrar o que o consumidor de hoje espera das marcas que escolhe para adquirir produtos ou serviços.
Sabemos que as pessoas esperam ser tratadas com proximidade e humanização para realmente desenvolverem um relacionamento com a empresa.
Nesse contexto, proponho a reflexão: quem são as pessoas mais importantes em sua vida? Quem são aquelas com quem pode contar a qualquer momento? Como elas te ouvem e respondem nos momentos de crise?
É mais ou menos assim que uma marca deve pensar ao oferecer suporte ao seu cliente, atuando como alguém querido que vai ouvir e apoiar em momentos de crise, com quem as pessoas podem realmente contar.
Achou a comparação exagerada? Bom, continue me acompanhando para entender melhor o que quero dizer.
Atendimento ao Cliente vs. Suporte ao Cliente
Embora esses termos sejam frequentemente usados como sinônimos, eles têm diferenças importantes que afetam a forma como as empresas interagem com seus clientes.
O suporte ao cliente é um serviço especializado, focado principalmente em fornecer assistência técnica e resolver problemas específicos que os clientes possam encontrar ao usar um produto ou serviço.
Além de resolver problemas, o suporte ao cliente também permite a coleta de dados valiosos sobre o comportamento e perfil dos clientes, ajudando a empresa a melhorar suas entregas e a manter a credibilidade da marca.
O atendimento ao cliente, por outro lado, é uma abordagem mais ampla que abrange todas as interações entre a empresa e o cliente. Seu objetivo é compreender as necessidades e expectativas dos clientes, oferecer assistência geral e manter um relacionamento positivo e duradouro.
Fatores complementares
Assim, é importante ter em mente que o suporte e o atendimento ao cliente trabalham juntos para garantir uma experiência satisfatória.
Por exemplo, um cliente pode inicialmente contatar o suporte técnico para resolver uma questão específica, mas no decorrer da interação a equipe de suporte pode encaminhá-lo para o atendimento, que fornecerá uma assistência mais detalhada e personalizada.
Um bom suporte ao cliente deve estar apto a resolver problemas rapidamente e a aumentar a eficiência operacional, enquanto um atendimento ao cliente eficaz fortalece o relacionamento com os consumidores, aumentando a fidelidade à marca e impulsionando o crescimento dos negócios.
Vamos ver como isso funciona na prática?
Boas práticas de suporte ao cliente
Agora que esclarecemos alguns conceitos e sua importância, trago algumas medidas práticas para um setor de suporte ao cliente eficiente e amigável.
- Defina os Objetivos da Equipe
Se a empresa não tem uma equipe de suporte, o primeiro passo é identificar os motivos para criar esse setor. Se já existir, é crucial definir metas claras, objetivas e alcançáveis.
Esses objetivos devem mostrar como o suporte pode agregar valor à organização, guiando as metas e indicadores a serem acompanhados.
Aqui na enContact, por exemplo, temos como meta do suporte manter 100% dos SLAs de respostas dentro do prazo.
- Estruture os Processos
Definir e documentar processos internos é essencial. Perguntas como “o que fazer quando um cliente tem X problema?” e “como proceder com problemas técnicos?” ajudam a criar procedimentos específicos.
Esse mapeamento visual dos processos auxilia no treinamento eficaz dos agentes.
Aqui na enContact temos protocolos para cada nível de criticidade dos chamados.
- Garanta Disponibilidade
A partir de ferramentas de automação, já é possível garantir que seu cliente não ficará sem uma resposta para suas demandas.
Além de respostas automáticas, chatbots e outros recursos são valiosos para informar sobre horários e dias de atendimento, minimizando a ansiedade e frustração do consumidor.
Aqui na enContact temos plantão para atender casos de impossibilidade de acesso fora do horário comercial.
- Conheça as Soluções de Maneira Aprofundada
Os agentes de suporte devem ter um conhecimento profundo do modelo de negócio e das soluções da empresa, o que permite resolver problemas e dúvidas de forma eficiente e ágil, além de alinhar o atendimento ao posicionamento da empresa, fortalecendo a marca.
A gestão deve fornecer treinamentos apropriados e os colaboradores devem estudar a organização por conta própria.
Aqui na enContact é o próprio suporte que atualiza nosso centro de informações sobre a plataforma, garantindo que tenha profundo conhecimento dos recursos e suas aplicações.
- Entenda o Perfil dos Consumidores
Compreender profundamente os consumidores permite um atendimento mais assertivo e melhora o relacionamento. A troca de informações com colegas e outros departamentos somada à análise dos dados coletados pelo software usado pelo time, contribui para o aprimoramento da experiência e satisfação do cliente.
Aqui na enContact realizamos um encontro mensal com todo o time para o intercâmbio de conhecimentos e ideias.
- Desenvolva uma Comunicação Amigável
Com todos os fatores mais técnicos alinhados, é hora de investir na comunicação. Para isso, será útil usar os dados sobre o consumidor para personalizar as interações.
Além disso, treinamentos qualificados possibilitam à equipe desenvolver habilidades de empatia extremamente necessárias para a gestão de conflitos.
Como disse no começo, a intenção é mostrar ao cliente que a marca está ali por ele de forma genuína e humanizada.
Aqui na enContact seguimos aperfeiçoando scripts, templates e conteúdos.
Que benefícios uma empresa tem ao adotar essas práticas?
Pode dar trabalho, mas o retorno de investir tempo e recursos no setor de suporte ao cliente é duradouro e se estende para diversos âmbitos de um negócio. Veja alguns deles:
- Fidelização e Receita
O suporte ao cliente impacta diretamente a fidelização e a receita da empresa, já que, como mencionei, a qualidade do serviço prestado influencia fortemente esses fatores essenciais para o sucesso empresarial.
- Melhora dos Indicadores de Satisfação
Um bom suporte ao cliente pode melhorar indicadores como o CES (Customer Effort Score), que mede o esforço do cliente para resolver problemas.
Isso também afeta positivamente o NPS (Net Promoter Score) e o CSAT (Customer Satisfaction Score), que medem a probabilidade de recomendação e a satisfação pós-atendimento, respectivamente.
- Coleta de Feedbacks
Oferecer um bom atendimento facilita a coleta de feedbacks para melhorias contínuas.
Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, avaliações em canais específicos, interações nas redes sociais e conversas informais.
- Reputação da Empresa
Um suporte ao cliente de qualidade melhora a imagem e a reputação da empresa. Clientes satisfeitos tendem a se tornar promotores da marca, aumentando a confiança, as recomendações e a influência positiva sobre potenciais novos clientes.
- Aumento da Retenção
Clientes que recebem suporte eficiente tendem a permanecer por um longo tempo com a empresa, aumentando a taxa de retenção e reduzindo a taxa de churn.
A retenção de clientes é fundamental para o crescimento sustentável do negócio, já que conquistar novos é muito mais caro que manter os existentes.
Dica final
Para desfrutar de todos os benefícios que apresentei, é imprescindível que a consciência da importância do relacionamento com o cliente esteja consolidada na gestão e na linha de frente.
Assim é possível desenvolver estratégias sólidas e inovadoras, sabendo os caminhos para isso através das práticas mencionadas.
Mas não podemos deixar de lado o fator tecnológico: sem o suporte de boas ferramentas, a implementação de todas essas melhorias fica prejudicada.
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Ah! E aqui na enContact tivemos uma média de 81% entre clientes satisfeitos e muito satisfeitos com nosso suporte, na última pesquisa de satisfação que realizamos. Nossa meta agora? Aumentar essa porcentagem!
Odare Abisam é formado em Engenharia da Computação e atua em projetos de tecnologia voltados ao cuidado com clientes há mais de 25 anos.
Cofundador e Diretor Comercial da enContact, acredita que todo bom negócio tem que ter um bom atendimento ao cliente.
odare@encontact.com.br
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