Princípios da Comunicação Não-Violenta no Atendimento ao Cliente
Por Odare Abisam
Na condição de clientes, tenho certeza de que eu e você buscamos a melhor experiência, que envolve diálogo, humanização, boas ofertas, facilidades, transparência, respostas adequadas e resolução de problemas, tudo isso bem rapidinho. Princípios da Comunicação Não-Violenta no Atendimento ao Cliente.
Também tenho certeza de que não queremos lidar com funcionários despreparados e, pior ainda, desatenciosos e mal-educados. Aliás, uma pesquisa realizada pela Hibou no final de 2023 apontou que 82% dos entrevistados acreditam que a ação de um funcionário impacta bastante a experiência de compra.
Sendo que apenas 14% dos entrevistados deram nota 5 para o atendimento médio recebido, demonstrando estarem satisfeitos. Ou seja, temos um bom número de pessoas deixando de comprar e de recomendar ou mesmo falando mal para amigos, familiares e nas redes sociais.
Pela minha experiência, um dos principais motivos para isso acontecer é que as empresas não estão totalmente preparadas para lidar com dúvidas e reclamações de seus clientes.
Por isso, líderes e gestores de atendimento ao cliente precisam estar atentos ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e da comunicação dos atendentes para que os clientes se sintam bem atendidos e respeitados.
Existem formas de fazer isso e quero te contar uma.
Já ouviu falar da Comunicação Não-Violenta?
Marshall B. Rosenberg, um psicólogo norte-americano, desenvolveu a Comunicação Não-Violenta (CNV) para melhorar relacionamentos interpessoais através de atitudes baseadas no respeito e na cooperação.
Esse método é útil para lidar com situações que demandam clareza e comunicação eficaz. A CNV visa libertar a pessoa de experiências passadas frustrantes, oferecendo uma abordagem para resolver conflitos pacificamente.
Seus princípios são:
Observação sem Julgamento: observar a situação sem críticas é essencial para evitar generalizações e exageros, acolhendo o outro inicialmente com declarações neutras e específicas.
Identificação de Sentimentos: reconhecer e expressar sentimentos é crucial para uma pessoa se conectar emocionalmente com outra e entender suas necessidades subjacentes.
Assumir Responsabilidades: é fundamental reconhecer que nossos sentimentos são responsabilidade nossa, sem culpar o outro. Reflexão e autocontrole são necessários na hora de agir.
Fazer Pedidos: de maneira clara, objetiva, amigável e respeitosa para estabelecer uma comunicação eficaz e empática, que leve aos resultados desejados.
Assim, a prática da CNV pode transformar a forma como nos comunicamos, promovendo relações mais saudáveis e harmoniosas.
Mas como isso se aplica ao Atendimento ao Cliente?
Assim como nas relações interpessoais que nutrimos em nossa vida, situações desafiadoras surgem com frequência no Atendimento ao Cliente e uma série de habilidades socioemocionais precisam ser mobilizadas pelos atendentes para lidar com cada caso da melhor forma.
Afinal, é primordial que o sentimento de frustração do cliente não seja uma alavanca para que ele se torne um detrator da marca a partir de uma única experiência ruim que teve com ela.
Além da Escuta Ativa, que também já foi assunto por aqui, a CNV no Atendimento ao Cliente aparece através da:
Escuta empática: aqui cabem os princípios da Observação sem Julgamento e Identificação de Sentimentos, disponibilizando tempo para ouvir e deixar o cliente expressar sua frustração. É preciso tentar compreender não apenas suas palavras, mas também suas emoções e necessidades implícitas. Procure compreender qual a raiz dessa frustração e os transtornos que ela está gerando em sua vida nesse momento.
Expressão assertiva: demonstrar que houve a compreensão e acolhimento da frustração do cliente ajuda a tornar a conversa mais produtiva, evitando falas passivo-agressivas ou defensivas. Usar o princípio de Assumir Responsabilidades, nesse contexto, visa mapear as falhas que levaram a frustração do cliente e procurar as palavras certas para apaziguar esse sentimento.
Resolução de conflitos: a partir da escuta empática e da expressão assertiva, é possível transformar trocas potencialmente conflituosas em conversas de aprendizagem a partir das necessidades implicadas na relação, apresentando meios para realmente solucionar a solicitação do cliente. Nesse momento, com paciência e clareza, solicite ao cliente as ações cabíveis para que a situação se resolva da melhor maneira.
Primeiros passos para introduzir a CNV na operação de atendimento ao cliente
Wania Moraes Troyano, facilitadora em Comunicação Não-Violenta e Segurança Psicológica, nossa convidada no webinar sobre CNV realizado em agosto de 2023, compartilhou os seguintes passos para líderes e gestores iniciarem nesse método:
- Sensibilizar o time para a importância da CNV, compartilhando os princípios ou trazendo especialistas.
- Favorecer um ambiente que seja um local de confiança, onde todos possam interagir sem julgamentos.
- Realizar rodas de conversa para tratar um problema de cliente, discutindo as possíveis soluções e formas de comunicar.
Se quiser assistir esse papo riquíssimo, repleto de ensinamentos, clique aqui.
Eu mesmo quis te sensibilizar sobre o tema, que é tão vasto quanto útil.
Garanto que, aliado ao que as soluções da enContact oferecem, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais proporciona o preparo que seus atendentes precisam para enfrentar qualquer desafio.
E vamos juntos aumentar a porcentagem de clientes satisfeitos nas próximas pesquisas que surgirem!
Odare Abisam é formado em Engenharia da Computação e atua em projetos de tecnologia voltados ao cuidado com clientes há mais de 25 anos.
Cofundador e Diretor Comercial da enContact, acredita que todo bom negócio tem que ter um bom atendimento ao cliente.
odare@encontact.com.br
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