A plena proteção das informações dos seus clientes está garantida?
Por Odare Abisam
A plena proteção das informações dos seus clientes está garantida? Sei bem que proteger as informações dos clientes é uma prioridade incontestável para qualquer negócio nos dias de hoje. No universo empresarial, a segurança da informação se tornou um pilar essencial de excelência e confiabilidade.
Acredito que você saiba que o vazamento de dados é crime. E fica sob a responsabilidade da empresa, que coletou tais dados, a guarda e a segurança das informações dos clientes. O descumprimento das regras ocasiona penalidades que podem ser bem pesadas e sanções já estão sendo aplicadas no Brasil.
Será que sua empresa cumpre plenamente essa função?
Vamos falar aqui especificamente da proteção de dados no atendimento ao cliente.
Qual a importância da proteção de informações sensíveis?
O constante diálogo entre operadores e clientes envolve o manuseio direto de dados pessoais, seja pelo canal que for: uma dúvida pelas redes sociais, uma solicitação por WhatsApp ou uma mensagem por e-mail.
Preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dessas informações não apenas constitui uma obrigação da empresa, mas também se torna um ponto-chave para fortalecer a reputação empresarial, conquistar a confiança do cliente e cumprir normativas como a LGPD.
A LGPD, inclusive, foi incluída entre os direitos e garantias fundamentais das pessoas de acordo com a promulgação da Emenda Constitucional n.º 115/2022, reforçando a importância dessa questão na nossa legislação brasileira.
Em contextos onde os operadores de atendimento têm acesso a informações sensíveis dos clientes, desde dados pessoais (números de telefone e de cartão de crédito, por exemplo) até registros de interações, a implementação de práticas de segurança da informação se torna uma prioridade. Concorda?
Para tanto, é necessário estabelecer estratégias para assegurar a coleta, armazenamento, transmissão e tratamento seguro das informações, reduzindo os riscos de ciberataques.
Dentre as práticas recomendadas, destaco as seguintes ações:
- Definir políticas claras de proteção digital.
- Adotar tecnologias adequadas próprias ou de terceiros.
- Conscientizar os colaboradores sobre seu papel na segurança da informação.
- Oferecer treinamentos regulares e esclarecimento das normas de segurança.
- Realizar testes periódicos para identificar vulnerabilidades e a manutenção de cópias de segurança.
Além disso, é essencial trabalhar com plataformas de atendimento que sejam realmente seguras e transmitam confiança para o cliente.
Gere mais confiança com a enContact
Eu incentivo meu time de desenvolvimento a transformar cada vez mais nossas soluções de atendimento ao cliente em um escudo protetor para os dados armazenados ao garantir:
Conformidade com a LGPD: nossas plataformas asseguram que cada interação esteja em total concordância com as regulamentações vigentes.
Transparência: oferecemos visibilidade total sobre como os dados são tratados, dando aos clientes a confiança de que merecem.
Suporte: nossa equipe de suporte está pronta para orientar, esclarecer dúvidas e assegurar que todos os processos ocorram com o máximo de segurança.
Você pode experimentar na prática como a enContact pode revolucionar o atendimento ao cliente em seu negócio. Fale com a gente e agende uma demonstração personalizada.
Até o próximo!
Odare Abisam é Engenheiro da Computação, Empresário, Cofundador e Diretor Comercial da enContact.
odare@encontact.com.br
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