Excelência no atendimento ao cliente: por fora bela viola, por dentro pão bolorento?
Por Odare Abisam
Você já parou para pensar quem são os clientes de sua empresa? Com certeza, sim. Afinal, como desenvolver um produto ou serviço sem saber quem são seus potenciais compradores, não é? Como elaborar uma estratégia de marketing sem saber exatamente qual é o público-alvo? Não dá.
Mas, espere um pouco. Será que isso é tudo? Será que você não está esquecendo de nada (ou de ninguém)? Por acaso, em algum momento de seu planejamento você lembrou de incluir entre seus focos de atenção aquele cliente que está todos os dias ao seu lado, que não compra nenhum produto ou serviço, mas que “compra” suas ideias, seus objetivos empresariais e que te ajuda a fazer a engrenagem da empresa andar?
É, estou falando dele: o cliente interno.
O conceito de cliente interno é usado para descrever os indivíduos ou departamentos dentro de uma organização que dependem dos produtos, serviços ou informações fornecidos por outros membros ou setores da mesma empresa.
Ao valorizar o cliente interno, a empresa promove uma mentalidade de prestação de serviços e cooperação dentro da organização, fundamental para seu bom funcionamento como um todo. Equipes e indivíduos tendem a se comunicar e colaborar de maneira mais eficiente, com reflexos na motivação e produtividade.
Pense, por exemplo, numa empresa cuja força de vendas passa o dia inteiro na rua visitando clientes. É importante que ela tenha um suporte eficiente de quem está no escritório para cuidar das demandas que surgem no dia a dia. Abertura de cadastro de novos clientes, recepção e encaminhamento de documentos, solução de pendências etc. Dessa forma, tudo transcorre com muito mais agilidade e todos saem ganhando.
Quando o assunto são os recursos humanos, não é diferente. Os pedidos de cada departamento para programação de férias ou licenças, contratação de novos funcionários, treinamento de equipes etc., não podem ficar parados na caixa de entrada do RH.
O mesmo vale para o setor de compras, o de manutenção, o de logística – eles também são responsáveis por atender seus clientes internos com eficiência e rapidez para que os processos internos possam fluir.
Viu? Cliente é cliente, seja ele externo ou interno. E excelência no atendimento é uma exigência em qualquer das situações.
Por isso, nossa ferramenta de gestão de atendimento receptivo ao cliente por e-mail ou WhatsApp tem sido utilizada com muito sucesso por empresas com altas demandas de atendimento entre seus departamentos.
Assim como faz quando o cliente é externo, a enContact garante que as mensagens sejam respondidas dentro de prazos definidos, que nada se perca ou seja deletado e o devido acompanhamento de todo o histórico de solicitações.
Inclusive garante que os gestores possam acompanhar, em tempo real, o tratamento das solicitações tanto individual quanto das equipes. E muito mais.
Da porta para fora ou da porta para dentro, te ajudar a atender bem é nossa missão!
Até o próximo!
Odare Abisam é Engenheiro da Computação, Empresário, Cofundador e Diretor Comercial da enContact.
odare@encontact.com.br
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