Atendimento logístico eficiente: o melhor caminho entre sua empresa e um cliente satisfeito
Por Odare Abisam
É inegável a importância crescente da logística nos dias atuais.
Muito mais do que se preocupar com a movimentação de mercadorias, ela é fundamental no gerenciamento de estoques, no aumento da eficiência dos processos, na redução dos custos envolvidos, no desenvolvimento de serviços para suprir os requisitos de mercado e – aqui chegamos à menina dos olhos da enContact – na SATISFAÇÃO DOS CLIENTES.
Não importa se a logística de sua empresa é internalizada ou terceirizada, ter um atendimento receptivo que responda prontamente aos contatos dos clientes – seja para obter informações sobre um prazo de entrega, fazer a devolução de uma mercadoria ou qualquer outra demanda – é fundamental.
Atuando há mais de 10 anos no desenvolvimento de soluções para gestão do atendimento ao cliente, percebo que as empresas valorizam muito o atendimento ativo e/ou prospectivo, voltado a vendas.
Mas se preocupam menos com o receptivo ou pós-vendas.
Treinamento da equipe, gestão dos processos, ferramentas de apoio – tudo é direcionado para trazer o cliente para a carteira. Só que na hora de mantê-lo e fidelizá-lo a operação começa a derrapar.
Muitas vezes, a “lua de mel” com o cliente começa a azedar antes mesmo dele receber o produto. É mercadoria que constava como disponível e estava zerada no estoque, é troca de produtos na hora da expedição, é atraso no despacho, é falta de rastreabilidade do pedido, é entrega de produto incompleto, é desistência da compra.
Ou, não é nada disso: é apenas um cliente ansioso para receber sua encomenda antes mesmo do prazo prometido. Quem nunca?
Seja qual for o motivo, o atendimento receptivo da operação logística tem que estar bem-preparado para dar o retorno necessário e reduzir os danos, sejam eles causados por contratempos reais ou pela inquietação do cliente.
O volume de contatos nesse tipo de atividade é grande e o senso de urgência de quem espera ser atendido, aaaah… esse é GIGANTE!
Rapidez nas respostas com informações claras e consistentes são indispensáveis nesse momento.
É aí que entra em cena a enContact, nossa plataforma de gestão de atendimento receptivo ao cliente por e-mail ou WhatsApp. Ela ajuda a priorizar os assuntos mais urgentes e garante que tudo seja respondido sem duplicidade ou desencontro de informações.
E com total controle de tempo, claro. Afinal, numa operação logística, determinar e cumprir rigorosamente o SLA (Acordo de Nível de Serviço) em todas as solicitações é imprescindível, pois isso afeta desde a coleta e entrega dos produtos ao destinatário, até o ressarcimento em casos de avaria e extravios.
Uma outra vantagem da enContact é otimizar o trabalho analítico e reduzir a necessidade dos gestores de lidarem com diversas planilhas de controle. Os relatórios de atendimento são extraídos diretamente do painel de e-mail ou WhatsApp. Uma economia de tempo e dinheiro. Eventuais empecilhos no atendimento podem ser resolvidos rapidamente, realocando atendentes e recursos técnicos.
É possível também distribuir os contatos para equipes específicas, conforme o tipo de transporte (terrestre, aéreo, marítimo) ou outra classificação adequada à situação, agilizando o processo todo.
E a gente foca em fazer uma excelente entrega para que sua operação de atendimento logístico funcione com eficiência, transmitindo ao seu cliente confiança e a certeza de estar no centro das atenções.
É o que você quer? Então, vamos conversar!
Até o próximo!
Odare Abisam é Engenheiro da Computação, Empresário, Cofundador e Diretor Comercial da enContact.
odare@encontact.com.br
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